Os trabalhos na recuperação do Retão da Alemoa, que liga o Distrito Industrial e Portuário da Alemoa até o Cais do Saboó, devem custar R$ 8,8 milhões aos cofres da Brasil Terminal Portuário (BTP), instalação de contêineres construída às margens da avenida e que iniciou suas operações no início do semestre passado. O serviço é uma doação da empresa ao Porto.
A reforma da via consiste na reconstrução de um trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão que fica nas proximidades do terminal. De acordo com a Codesp, estatal que administra o cais santista, toda a obra está em conformidade com o projeto da Avenida Perimetral da Margem Direita (Santos), que vai avançar entre o Saboó e a Alemoa.
O projeto elaborado pela BTP engloba a reforma das quatro faixas utilizadas por motoristas que vão da Alemoa até o Cais do Saboó e as duas que operam no sentido contrário (Centro-Via Anchieta). E está prevista a construção de uma sétima faixa, que, ao lado dessas duas últimas, receberá o tráfego de saída do complexo santista.
Durante a execução da segunda fase das obras, até o final de março, o fluxo dos veículos que transitam no sentido Via Anchieta-Centro será parcialmente desviado. As três pistas já reformadas – e que atendem o tráfego de saída do Porto – serão utilizadas para receber os caminhões e carros entrando no complexo.
Além da ampliação da avenida com a construção de uma faixa adicional no sentido Centro-Via Anchieta, do nivelamento das pistas da avenida e da substituição do pavimento, o projeto conta com a implantação de rede de drenagem para escoamento da água, intensificação da iluminação no local e semáforo para conversão.
A obra foi dividida em cinco fases de implementação. Elas serão concluídos em nove meses, segundo a BTP. Durante este período, a Guarda Portuária será responsável pela gestão do tráfego no local.
Fonte: A Tribuna