A previsão de fortes chuvas nas próximas 72 horas, fez com que a Autoridade Marítima de Itajaí determinasse, nesta sexta, a desatracação de todos os navios em operação no Complexo Portuário do Itajaí, em Santa Catarina, e o fechamento preventivo da barra manobras de entrada. A determinação da Capitania dos Portos foi em atendimento a ofício da Praticagem de Itajaí, que alerta sobre os efeitos que as fortes correntezas possam gerar nas embarcações.
Segundo o Centro de Informação de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciran), entre hoje e domingo (20 a 22/09), a previsão é de tempo instável com muita chuva no Estado, moderada a forte e persistente, com acumulados de 200 a 250 mm em média nas próximas 72h, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
Em Itajaí, o acumulado de chuva das últimas 24h é de 45 milímetros e alguns pontos do município estão em situação de Alerta. A Defesa Civil está monitorando o nível do rio Itajaí-Açú em Blumenau e em Brusque, que permanece normal. No entanto, a continuidade das chuvas é preocupante e o aumento da correnteza é inevitável. Os valores elevados de marés também dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar.
O diretor Executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, garante que estão sendo feitos monitoramentos constantes e que as operações serão liberadas assim que o risco seja minimizado.
Fonte: A Tribuna