Banner página

Notícias

Notícias

Porto de Santos bate recorde no terceiro trimestre

O Porto de Santos alcançou mais uma meta histórica. Um total de 85,7 milhões de toneladas de cargas foi movimentado nos três primeiros trimestres do ano. O volume representa um aumento de 11,6% em relação aos nove primeiros meses do ano passado, quando 76,8 milhões de toneladas de produtos entraram ou saíram do País pelo complexo santista. Conforme a Codesp, Autoridade Portuária de Santos, o “bom resultado” das operações mantém as expectativas de que o cais encerrará o ano com mais de 112 milhões de toneladas operadas.

Os dados integram o relatório operacional da Codesp do último mês de setembro, divulgado na tarde de ontem.O levantamento mostra que, no acumulado do ano, as exportações somaram 60,5 milhões de toneladas, 14,9% acima do verificado nos nove primeiros meses do ano passado. Na ocasião, os embarques registraram 52,6 milhões de toneladas. Já as importações responderam por 25,2 milhões de toneladas, uma variação de 4,9% em relação às 24,2 milhões de toneladas em 2012.

Apenas em setembro, o complexo santista operou 10,1 milhões de toneladas, 4,7% a mais do que no nono mês do ano passado, que teve 9,7 milhões de toneladas. Um total de 7,3 milhões de toneladas de carga foi embarcado, enquanto outras 2,8 milhões de toneladas chegaram ao País pelo complexo santista. No ano passado, no mesmo mês, os volumes de exportação chegaram a 6,9 milhões de toneladas e as importações alcançaram 2,7 milhões de toneladas.

Principais cargas

Apesar da redução de 12,2% em seus embarques em setembro, o açúcar continua como a carga mais exportada pelo complexo santista. No mês, foram carregadas 1,8 milhão de toneladas da commodity. No acumulado do ano, o total chegou a 14,7 milhões de toneladas.

O complexo soja – grãos e farelo(pellets) – acumulou uma movimentação de 14,9 milhões de toneladas de janeiro a setembro deste ano. A soja em grãos ocupa a segunda posição entre as cargas mais exportadas por Santos, com 12,8 milhões de toneladas, enquanto os embarques de soja peletizada totalizaram 2,1 milhões de toneladas. Na comparação com o movimento do mesmo período de 2012, o complexo obteve um aumento na movimentação de 15,1%, resultado dos aumentos de 16,4% e 8,1% nos embarques de soja em grãos e soja peletizada, respectivamente.

O milho se manteve na terceira posição entre os produtos mais movimentados no cais santista até setembro, quando atingiu 6,4 milhões de toneladas embarcadas, o que representa um aumento de 24% em relação ao verificado no mesmo período do ano passado, quando 5,2 milhões de toneladas foram escoadas pelo Porto.

A movimentação de contêineres seguiu a tendência de aumento e atingiu 2,5 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) nos três primeiros trimestres deste ano. O volume é 7,3% maior do que o verificado no mesmo período de 2012, quando 2,3 milhões de TEUs foram operados no período.

Balança comercial

O Porto de Santos respondeu por 26,5% das exportações brasileiras (em valor), uma parcela de US$ 47 bilhões. Nas importações, a participação foi de 25,4%, o equivalente a US$ 45,5 bilhões.

A China continua como o principal destino das cargas embarcadas no Porto de Santos, respondendo por 15,7% dos embarques. Em seguida, estão os Estados Unidos, responsáveis pela compra de 9,3% do total, e a Argentina, por 6,3%.

O país asiático mantém-se também como o maior exportador de cargas para o Brasil, com 16% das mercadorias, seguido pelos Estados Unidos, com 13,9% das importações brasileiras, e a Alemanha, que embarcou 9,7% das cargas.

Fonte: A Tribuna