Banner página

Notícias

Notícias

Operação conjunta é realizada para coibir ações ilícitas em embarcações no Porto de Santos

Ação conta com equipes de nove órgãos, além de aeronaves e embarcações, e começou nesta terça-feira (27). O objetivo é coibir crimes no mar.

Uma grande operação conjunta é realizada para coibir ações ilícitas em embarcações no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A ação teve início na manhã desta terça-feira (23) e conta com equipes de nove órgãos, além de aeronaves e embarcações.

A operação envolve equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Santos Port Authority (SPA), da Anvisa, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Ambiental, da Fundação Florestal e Força Aérea Brasileira (FAB).

Os fiscais terão quatro objetivos principais: inspecionar navios mercantes, atracados e fundeados, a fim de verificar a lavagem de porões e descarte de líquidos no mar, coibir a pesca ilegal e predatória, inibir a invasão de área de plataformas de petróleo e combater o tráfico internacional de drogas.

As equipes contam também com a ajuda de aeronaves do Ibama e da FAB e de cinco embarcações, além da contribuição de mergulhadores da Marinha. A aeronave fará sobrevoos para identificar irregularidades no canal de navegação do Porto de Santos.

A fiscalização começou nesta terça-feira e segue até quinta-feira (29) na região do litoral de São Paulo, principalmente, em embarcações na área de fundeio do Porto de Santos e também as que estão trafegando na região.

Segundo o Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, a operação em conjunto possibilita um trabalho mais eficiente já que, ao abordar uma embarcação, ela passa pela fiscalização de todos os órgãos.

Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar