De acordo com dados do Ministério da Economia, entre janeiro e agosto deste ano o maior fornecedor de morangos congelados ao Brasil foi o Egito, com remessas que somaram 1,47 mil toneladas. No mesmo período de 2020, o Brasil comprou 1,03 mil toneladas do Egito, quantidade que foi de 288 toneladas nos oito primeiros meses de 2019. Tal crescimento leva o país árabe a ser, até agosto, o principal fornecedor de morangos. Na foto acima, venda de morango no Mercado Municipal de São Paulo.
Outro país do Norte da África que fornece morangos congelados ao Brasil é o Marrocos: foram compradas 384 toneladas de morangos congelados, cozidos ou não cozidos entre janeiro e agosto de 2019, quantidade que caiu para 98 toneladas no mesmo período de 2020 e voltou a crescer para 142 toneladas até agosto deste ano.
A maior parte da produção brasileira de morangos é destinada ao consumo interno e in natura. Quando se trata de morangos para a fabricação de outros alimentos, os fornecedores são majoritariamente internacionais. O Brasil também é exportador de morangos. Entre janeiro e agosto de 2021, o principal comprador do Brasil foi o Japão, com importações que somaram 8,2 toneladas, seguido por Uruguai, Paraguai e Argentina.
Fonte: Agência Anba – Anba