O ministro-chefe dos Portos, Antonio Henrique Silveira, assinou hoje convênio com a prefeita de Guarujá/SP, Maria Antonieta Brito, visando a execução das obras de construção do novo acesso provisório à margem esquerda do Porto de Santos.
A partir de parceria entre a prefeitura, empresários e Companhia Docas de São Paulo (Codesp), as obras devem desafogar a Rua do Adubo, atualmente única via de acesso à região portuária pela margem esquerda do município.
O segundo acesso, que ligará a Rodovia Conêgo Domênico Rangoni e a Avenida Santos Dumont, será uma solução provisória para minimizar o impacto do tráfego de caminhões de cargas na área urbana da cidade, até que se conclua a segunda fase da construção da Avenida Perimetral Portuária em Guarujá.
A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Atualmente, encontra-se aberto o processo de licitação para definir qual empresa fará o projeto executivo da perimetral.
O ministro Antônio Silveira destacou que até que se finalize o projeto executivo da obra definitiva, o acesso provisório será importante para viabilizar o trânsito de caminhões de cargas sem atrapalhar o espaço urbano.
“As obras definitivas serão mais pesadas. É importante que o projeto executivo da perimetral seja robusto para que possamos desenvolver a obra de forma célere e sem questionamentos”, disse o ministro.
Safra – Silveira enfatizou que será necessária uma gestão intensiva dos governos federal, estadual e da prefeitura para o embarque da próxima safra de grãos, no início do ano, no sentido de administrar o fluxo de caminhões na cidade. “O impacto da atividade portuária no dia a dia da cidade deve ser mínimo, de forma a evitar transtornos para a vida do cidadão”.
A prefeita de Guarujá afirmou que essas intervenções dizem respeito a toda à cidade e não só à região portuária. “Nós estamos sempre buscando soluções para dotar a cidade de infraestrutura capaz de acompanhar o desenvolvimento econômico”, disse Maria Antonieta Brito.
Fonte: Secretaria de Portos (SEP)