A Libra Terminais Santos registrou um novo recorde operacional na última segunda-feira, durante os trabalhos no navio conteineiro Maersk Laberinto em suas instalações no Porto de Santos. O embarque e o desembarque de contêineres no cargueiro foi feito a uma velocidade de 127 movimentos por hora (mph). A marca histórica foi anunciada na tarde de ontem pela empresa, operadora portuária do Grupo Libra.
O mph é um tradicional índice para mensurar a performance de um terminal de contêineres. Ele leva em conta os movimentos realizados pelos portêineres (equipamentos que levam os contêineres entre o cais e a embarcação) durante a operação de um navio – o embarque de um contêiner é contado como um movimento, assim como o desembarque e a colocação e retirada das tampas dos porões dos navios.
O novo recorde supera o anterior em 5 mph. Esse foi registrado em novembro passado e também envolveu uma operação no Maersk Laberinto. Nessa oportunidade, o carregamento e a descarga de seus contêineres atingiu 122 mph. Com bandeira de Hong Kong, o Laberinto tem 300 metros de LOA (comprimento máximo, do navio) e 45 metros de boca (largura).
O recorde de segunda-feira foi atingido graças ao volume de ternos (equipe de trabalho, que atuam com um portêiner) utilizados. “Operamos com quatro ternos, do início ao fim, conseguindo uma performance acima de 30 mph por terno em média, também outro importante recorde atingido”, destacou o diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller.
Segundo o executivo, a marca recorde também foi possível devido aos funcionários da empresa – “altamente capacitada”, destaca – e à utilização de programas de otimização da área do terminal (para a armazenagem de carga) e do fluxo operacional. “Também é importante salientar a equalização na distribuição dos ternos efetuado pelo armador”, afirmou Teller.
O diretor-geral acrescenta que, “este ano, já fizemos outros três navios acima de 90 mph e estamos na incessante busca da excelência operacional com a devida eficiência, entregando, assim, o melhor nível de serviços requerido por nossos clientes”.
A empresa explora três terminais no Porto de Santos, o T-33, o T35 e o T37, todos na Margem Direita do complexo marítimo.
Fonte: A Tribuna