Na quinta-feira, bolsa fechou em baixa de 1,18%, a 107.094 pontos.
O Ibovespa , principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em baixa nesta sexta-feira (10), dando sequência à perdas da véspera e seguindo o dia negativo nos mercados externos, reagindo a uma inflação mais alta do que a esperada nos Estados Unidos.
Às 10h54, o Ibovespa recuava 1,89%, a 105.074 pontos. Veja mais cotações.
Na quinta-feira, a bolsa fechou em baixa de 1,18%, a 107.094 pontos. Com o resultado, passou a acumular queda de 3,82% no mês e alta de 2,17% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
Na agenda de indicadores, o IBGE divulgou mais cedo o desempenho do comércio em abril, que mostrou alta de 0,9%, no quarto mês seguido de ganhos.
No cenário político, o foco segue nas discussões sobre a proposta apresentada pelo governo para tentar baixar os preços dos combustíveis, em meio às preocupações dos impactos fiscais da medida e dúvidas sobre a reversão da alta dos preços da gasolina e do diesel nas bombas diante de um cenários de preços internacionais do petróleo em alta e câmbio mais pressionado.
No exterior, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou que a inflação atingiu 8,6% no acumulado em 12 meses até maio – a maior taxa em 40 anos, indicando uma maior pressão pela alta dos juros lá fora.
os investidores seguem monitorando pistas sobre a magnitude dos aumentos das taxas de juros nas grandes economias à medida que tentam domar a inflação crescente.
Na quinta, o Banco Central Europeu sinalizou que no mês que vem fará seu primeiro aumento dos juros desde 2011, seguido por um movimento potencialmente maior em setembro.
Fonte: G1 Economia