Banner página

Notícias

Notícias

Ibovespa opera em queda com exterior e questão fiscal no radar

Na terça-feira, o principal índice da bolsa fechou em queda de 0,17%, a 100.591 pontos.

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (29), com agentes financeiros monitorando o detalhamento da PEC dos Combustíveis em Brasília, enquanto que no exterior se elevam os temores de recessão global.

Às 12h21, o indicador recuava 0,97%, a 99.614 pontos. Veja mais cotações.

Já o dólar opera em queda.

Na terça-feira, a Bolsa fechou em queda de 0,17%, a 100.591 pontos. Com o resultado, passou a acumular queda de 9,66% no mês e de 4,04% no ano.

O que está mexendo com os mercados?

Lá fora, as bolsas dos EUA recuavam, depois que várias autoridades defenderam aumentos mais rápidos dos juros para conter a inflação, com uma série de dados recentes pintando um quadro complicado para a economia.

Os preços do petróleo eram negociados em alta, com o barril do Brent voltando a ser negociado perto de US$ 120.

No Brasil, o foco continuava sobre a tramitação da PEC dos Combustíveis no Congresso, que recentemente reacendeu temores fiscais por aumentar os gastos públicos às vésperas das eleições.

O senador Fernando Bezerra Coelho MDB-PE), relator da proposta, anunciou nesta quarta-feira (29) ter abandonado o texto original e informou que recorrerá a outro projeto para propor um pacote social com medidas estimadas em R$ 38,7 bilhões.

O texto da PEC dos Combustíveis previa compensação a estados que desonerassem os combustíveis. A nova proposta de Bezerra prevê ampliar o Auxílio Brasil e conceder um “voucher” a caminhoneiros.

Na agenda de indicadores, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,59% em junho, abaixo do esperado, desacelerando para 10,70% no acumulado em 12 meses. A confiança do comércio avançou a atingiu o maior nível desde agosto de 2021. Já a confiança de serviços tem 4ª alta mensal, mas perdeu força.

Fonte: G1 Economia