Banner página

Notícias

Notícias

Governo Federal estuda antecipar a imunização de trabalhadores portuários contra a Covid-19

Ministros da Infraestrutura e da Saúde se reuniram para tratar da antecipação. Em Santos, portuários solicitaram pediram ajuda à prefeitura para antecipar a vacinação.

O Governo Federal decidiu estudar a possibilidade de antecipar a imunização de trabalhadores portuários contra a Covid-19. Representantes da categoria, que não paralisou os serviços presenciais desde o início da pandemia, estiveram com o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB) e pediram apoio do governo municipal.

Na terça-feira (18), representantes da Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária de Santos, do Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp) e de sindicatos que representam os trabalhadores de diversas categorias portuárias participaram de uma reunião com o prefeito e o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta.

Na reunião, ficou definido que os trabalhadores portuários irão preparar um relatório com a quantidade de pessoas que devem ser vacinadas da categoria. O documento deve auxiliar a administração municipal, que pretende solicitar que um maior número de doses sejam enviadas à cidade.

Nesta quinta-feira (20), em nota enviada ao G1, o Ministério da Infraestrutura esclareceu que o ministro Tarcísio de Freitas se encontrou recentemente com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar da antecipação da vacinação dos portuários.

A pasta ainda relatou que o Ministro se colocou à disposição para tentar priorizar a categoria no cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI), assumindo o compromisso de resolver a situação o mais breve possível.

Em 2020, o Governo Federal sancionou a lei 14.047 que estabeleceu medidas especiais para enfrentamento da pandemia da Covid-19 com o objetivo de garantir a preservação das atividades portuárias, que foram consideradas essenciais.

O G1 tentou contato com o Ministério da Saúde para saber como estão as tratativas sobre o assunto e se existe uma previsão para quando a imunização dos portuários será iniciada, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.

Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar