Empresa usará metade da mão de obra avulsa e outra parte vinculada.
Acordo foi fechado durante reunião em São Paulo.
Os estivadores que atuam no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, fecharam um acordo com a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport). A reunião aconteceu nesta terça-feira (5) na capital paulista.
Segundo o Sindicato dos Estivadores, o terminal da Embraport irá operar no esquema meio a meio, com metade da mão de obra avulsa, recrutada pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo); e a outra parte registrada em Carteira de Trabalho, com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O acordo, válido até junho de 2014, ainda será submetido à aprovação da categoria durante uma assembleia, que acontece na manhã da próxima sexta-feira (8), na sede do sindicato.
O Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport) também fechou acordo com a Embraport, nos mesmos termos do que foi firmado com os estivadores. A reunião com os trabalhadores acontece na segunda-feira (11).
Na quarta-feira (30), o mesmo acordo foi feito entre os dois sindicatos e outros cinco terminais portuários. Nesse caso, a validade é de um ano. A decisão foi tomada durante reunião com cerca de 500 trabalhadores.
Fonte: G1 Santos e Região