Em fase final de implantação no Porto de Santos, a instalação marítima da Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu sua declaração de cumprimento do Código Internacional de Segurança Portuária e de Navios, o ISPS Code. O aval integra a Deliberação nº 311 da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), publicada na edição do último dia 2 do Diário Oficial da União.
A certificação atesta que o sistema de segurança e controle de acesso do terminal está de acordo com as normas da Organização Marítima Internacional (IMO). A declaração é exigida tanto de terminais e portos como de navios. Com ela, ficam faltando apenas a Licença Operacional (LO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o alfandegamento, a ser emitido pela Alfândega do Porto de Santos, para que a unidade possa iniciar suas atividades. Todas as obras de cais já foram concluídas.
De acordo com o diretor-presidente da BTP, Henry Robinson, tanto a LO como o aval aduaneiro (que autoriza o terminal a receber cargas de importação e exportação) devem ser obtidos nas próximas semanas. O executivo trabalha com a possibilidade de iniciar as operações de sua instalação, recebendo seu primeiro navio, no próximo mês.
Joint-venture entre as empresas Terminal Investment Limited (TIL, ligado à armadora suíça Mediterranean Shipping Company, a MSC) e APM Terminals (do Grupo Maersk, que controla a armadora líder mundial no transporte marítimo de contêineres, a Maersk), o terminal da BTP está sendo implantado na Margem Direita do Porto, na região da Alemoa, às margens da Avenida Engenheiro Augusto Barata. Terá 490 mil metros quadrados, sendo 430 mil metros quadrados destinados a contêineres, e o restante, à operação de granéis líquidos.
A instalação portuária iniciará suas operações com 800 metros de cais (dos 1.108 metros previstos), podendo receber navios de 9.200 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O terminal já conta com oito portêineres (equipamento utilizado na movimentação de contêine-res entre o cais e o navio) e 26 RTGs (para operação de cargas no pátio).Quando totalmente implantado, poderá movimentar 1,2 milhão de TEU e 1,4 milhão de toneladas de granéis líquidos por ano.
Fonte: A Tribuna