Na terça-feira, o principal índice da bolsa fechou perto da estabilidade, aos 127.327 pontos.
A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (30), tendo de pano de fundo um viés negativo nos mercados acionários no exterior, enquanto o cenário local mostrou números ainda elevados sobre o desemprego no país.
Às 11h31, o Ibovespa caía 0,64%, a 127.512 pontos.
Na terça, o Ibovespa fechou estável, com queda de 0,08%, aos 127.327 pontos. Com o resultado, acumula alta de 0,88% no mês e de 6,98% no ano.
Cenário
No exterior, a criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos aumentou de forma sólida em junho, mas o ritmo de contratação diminuiu em relação ao mês anterior, com as empresas ainda se esforçando para encontrar trabalhadores para atender à demanda crescente, à medida que a reabertura da economia ganha impulso.
Por aqui, o IBGE divulgou que o desemprego ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril, mantendo-se em patamar recorde.
As atenções também seguem voltadas para a escalada nas investigações da CPI da Covid-19 no Senado. Na véspera, o governo exonerou o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, citado como autor de pedido de propina a empresa para assinar contrato de vacina com o ministério.
As contas do setor público consolidado registraram déficit primário de R$ 15,541 bilhões em maio, informou o Banco Central (BC). Isso significa que, no período, as despesas superaram a arrecadação impostos do setor público, que engloba o governo, estados, municípios e estatais. O cálculo não considera os juros da dívida pública.
O resultado representa melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um déficit fiscal de R$ 131,438 bilhões, em razão dos gastos extraordinários com a pandemia de Covid, da queda de arrecadação por conta da atividade econômica fraca no período e do adiamento de impostos pelo governo federal.
Fonte: G1 Economia