Banner página

Notícias

Notícias

Bovespa opera em alta pelo sétimo dia seguido

Na quarta-feira, Ibovespa encerrou a 117.457 pontos – renovando o maior nível de fechamento desde 6 de setembro.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (24), na sétima alta seguida, com mercado atento a uma reunião da Otan que deve definir novas sanções à Rússia, enquanto avalia o relatório trimestral de inflação divulgado pelo Banco Central.

Às 11h18, o Ibovespa subia 0,40%, a 117.929 pontos. Veja mais cotações.

Já o lar mantém queda, sendo negociado ao redor de R$ 4,80.

Na quarta-feira, a Bolsa fechou em alta de 0,16%, a 117.457 pontos, renovando o maior nível de fechamento desde 6 de setembro. Com o resultado, passou a acumular ganho de 3,81% na parcial do mês. No ano, o avanço é de 12,05%.

O que está mexendo com os mercados?

No exterior, as principais Bolsas da Europa operam em queda, enquanto o preço do petróleo segue negociado acima de US$ 120 o barril. Na Rússia, o mercado de ações foi parcialmente retomado nesta quinta-feira, depois de passar um mês fechado.

As atenções dos investidores seguem voltadas para a guerra na Ucrânia e para potenciais novas sanções contra Rússia com a chegada do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Bruxelas para reuniões da Otan, do G7 e da União Europeia.

Os juros em patamares elevados no Brasil e o diferencial em relação aos juros nos EUA e outras economias também têm contribuído para o fluxo de dólares para o país e para a valorização do real em 2022.

Banco Central elevou de 4,7% para 7,1% a estimativa de inflação para este ano, calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, o BC admitiu que a meta de inflação deve ser superada pelo segundo ano seguido em 2022.

“Parece-nos fato que o atrativo diferencial de juros impõe sua lógica, com os investidores estrangeiros aproveitando para ir às compras na B3, atrás de empresas de commodities”, destacaram os analistas da Mirae Asset.

No EUA, o Federal Reserve elevou os juros em 0,25 ponto percentual na semana passada, e algumas de suas autoridades têm repetido que estão dispostas a, eventualmente, aumentar a dose de ajuste para 0,5 ponto. Já no Brasil, a Selic está em 11,75% ao ano e o mercado financeiro projeta que a taxa pode chegar a 13% ao final do ano.

Fonte: G1 Economia