No dia anterior, principal índice da bolsa caiu 0,80%, a 118.781 pontos. No acumulado do mês, queda é de 2,48%.
O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (1), após a divulgação do resultado do PIB no 2º trimestre e com os investidores de olho na cena política e nos impactos da crise hídrica no aumento do custo da energia elétrica e na inflação.
Às 10h47, o Ibovespa subia 0,17%, a 118.979 pontos. Veja mais cotações.
No dia anterior, o Ibovespa recuou 0,8%, a 118.781 pontos. Com o resultado, acumulou queda de 2,48% no mês de agosto. No ano, passou a recuar 0,20%.
Cenário
Mais cedo, o IBGE divulgou o resultado oficial do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre, em meio a um cenário de piora da expectativas diante da inflação persistente, da tensão política, de crise hídrica e de preocupação com a sustentabilidade das contas públicas. Depois de três trimestres de recuperação, os dados mostraram que a economia perdeu força, e ‘encolheu’ 0,1% de abril a junho.
A expectativa do mercado financeiro para o crescimento da economia em 2021 foi reduzida de 5,27% para 5,22%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central. Para 2022, a média das projeções está em 2%. Já para a inflação, a estimativa para o ano é de 7,27%.
Na véspera, o governo anunciou um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz de todo o país, que deverá encarecer o custo de energia elétrica em quase 7% para os consumidores. Em pronunciamento na TV, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um apelo por um esforço “inadiável” de redução de consumo” de energia.
Em paralelo, a crise institucional continuou adicionando volatilidade em agosto, principalmente os ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal, enquanto o Congresso Nacional não avançou nas últimas propostas do Executivo sobre a reforma tributária e a PEC dos Precatórios.
Fonte: G1 Economia