Os estivadores decidirão nesta tarde se montarão outros acampamentos em Santos. Uma assembleia, que ocorrerá na porta do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) de Santos, avaliará a manifestação que se começou esta semana e se há necessidade de pressionar os agentes envolvidos na pauta de reivindicações.
O líder do movimento, Armando Barreto, explica que por volta das 14 horas, o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei de Oliveira, discutirá com os trabalhadores os próximos passos e o resultado das negociações. “Houve uma reunião na tarde de quinta-feira. O resultado dela determinará o que faremos”.
Segundo ele outros acampamentos serão montados – como em frente ao sindicato que representa os operadores portuários. “Para isso, nesta sexta haverá uma assembleia. Vamos decidir o que fazer e qual medida tomar”, complementou.
Eles querem o registro de pelo menos 165 novos trabalhadores para o quadro de funcionários da instituição. Segundo os sindicalistas, em 2011, foi aprovada uma convocação e, até então, ela não foi cumprida. No total, pelo menos 400 trabalhadores aguardam registro.
A manifestação também ocorre para acelerar um diálogo com o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), o Sindicato dos Estivadores (Sindestiva) e o Ogmo para encerrar o impasse. A expectativa dos avulsos do Porto de Santos é de que outros benefícios poderão ser obtidos com o registro trabalhista de cada um.
Por meio de nota, Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) informou que o item da transferência do cadastro para o registro está contido na convenção coletiva de trabalho entre o Sopesp e o Sindicato dos Estivadores e que tal convenção deverá ser firmada como um todo, conforme decisão de Assembleia dos Operadores Portuários.
Ainda de acordo com o Sopesp, essa negociação vem se desenrolando nos últimos três anos sem solução até a presente data, em razão da não aprovação pelo Sindicato dos Estivadores de diversas Minutas de Convenção Coletiva que já foram encaminhadas.
Fonte: A Tribuna