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Aporte de R$ 134 mil dobra capacidade da Tietê-Paraná

O Ministro dos Transportes, César Borges, e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram ontem, em Brasília, cinco termos de compromisso para investimentos em obras que vão dobrar a capacidade da hidrovia Tietê-Paraná. Os acordos possibilitam o repasse de R$ 134 milhões para a realização de projetos e melhorias na hidrovia, como parte do montante de R$ 1,5 bilhão previsto no protocolo de intenções assinado entre os dois governos em 2011.

Os investimentos visam a eliminar gargalos e permitirão movimentar cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o que representa o dobro da movimentação de hoje, que é de seis milhões de toneladas. Além disto, o aumento no uso da hidrovia irá gerar, por consequência, menor emissão de poluentes e redução no número de acidentes em rodovias.

Especialistas em logística apontam o transporte hidroviário como o mais limpo e barato. A cada mil toneladas transportadas por quilômetro, são gastos apenas quatro litros de combustíveis. O consumo aumenta para seis litros quando o modal utilizado é o ferroviário. E sobe para 15 litros quando os caminhões fazem o transporte da carga.

Os documentos assinados ontem preveem obras no Canal do Anhembi, a ampliação do vão da ponte ferroviária Ayrosa Galvão e a execução das obras de dragagens para desassoreamento do canal de navegação, no trecho entre os quilômetros 72 e 89 reservatório de Barra Bonita. Além disso, também estão previstas a execução das obras do atracadouro de espera da eclusa de Bariri, a proteção de pilar na ponte SP-595 e a dragagem do Canal sob a ponte SP-425.

Obras de ampliação de vãos de pontes estão entre as intervenções necessárias na hidrovia
Obras de ampliação de vãos de pontes estão entre as intervenções necessárias na hidrovia

Os investimentos que serão aplicados pelo Governo Federal representam o principal repasse de recursos na área de transporte hidroviário no País. A intenção é garantir maior segurança e confiabilidade na utilização dos rios para o transporte de mercadorias.

O ministro dos Transportes, César Borges, destacou os benefícios dos investimentos na hidrovia Tietê-Paraná. “Nós vamos fazer essa interligação logística de forma a diminuir o custo do frete e a fazer mais rápido esse transporte. É o Brasil se modernizando por meio dos modais mais adequados para o transporte de carga: hidroviário e ferroviário”, assegurou.

No pacote de investimentos, R$ 900 milhões são provenientes do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e R$ 600 milhões do governo estadual.

Tietê-paraná

A Hidrovia Tietê-Paraná atende regiões de Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Sua extensão navegável chega a 2,4 mil quilômetros. Destes, apenas 800 quilômetros estão na área paulista, a mais industrializada e desenvolvida do País e que abriga o maior porto da América do Sul.

Grande parte das cargas que vêm para Santos é embarcada em São Simão (GO) e desembarcada em Pederneiras (SP). Desse ponto, seguem de trem até o complexo santista.

Com os investimentos aplicados no programa há projeção de incremento nos setores da indústria naval, indústria da construção civil, e em capacitação de fluviários. A melhoria nas operações também facilitará o transporte de cargas até o Porto de Santos.

O Brasil conta com 42 mil quilômetros de vias navegáveis. Por elas, 40 milhões de toneladas são transportadas todos os anos.

Fonte: A Tribuna