Banner página

Notícias

Notícias

Alfândega de Santos, no litoral de São Paulo, ganhará um novo Museu de Produtos Contrafeitos

Inauguração do equipamento deve acontecer em abril de 2024. Objetivo do local é conscientizar a população sobre os malefícios da pirataria

A sede da Alfândega de Santos, no litoral de São Paulo, ganhará um novo Museu de Produtos Contrafeitos em 2024. O equipamento, que será instalado no andar térreo do edifício, irá expor diversos tipos de produtos falsificados apreendidos pela Receita Federal no Porto de Santos. A inauguração do novo espaço está prevista para abril de 2024.

Segundo a Receita Federal, o objetivo do novo Museu é conscientizar a população sobre os malefícios da pirataria. No local, serão expostos produtos apreendidos pelo órgão, com ênfase naqueles que causam dano à sociedade ou riscos ao seus usuários.

Além disso, o novo museu permitirá que crianças e adultos tenham a oportunidade de aprender sobre Cidadania Fiscal de maneira lúdica e divertida, além de expor de perto o trabalho da Receita Federal no controle do comércio exterior.

O museu será alojado parcialmente dentro de um grande contêiner, onde haverá telas interativas e jogos para os visitantes. Ainda de acordo com a Receita Federal, um dos públicos-alvo do museu são os estudantes, especialmente, de escolas públicas.

O acordo de cooperação e o plano de trabalho que viabilizarão a reforma e a modernização do espaço já existente do Museu foram assinados no último dia 1°, pela Receita Federal, pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e pela Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (Apecc).

O novo Museu de Produtos Contrafeitos será mais um novo atrativo ao Centro Histórico de Santos para 2024. O equipamento se somará ao futuro Parque Valongo, projeto de revitalização que está transformando áreas de antigos portuários, em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais.

Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar